Dusreis Advocacia

Blog

21/07/2022

Saiba como solicitar o auxílio-doença no INSS

O Auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária), é um benefício previdenciário para os segurados da previdência social que estão incapacitados para o trabalho devido alguma doença ou acidente, ou por prescrição médica.

Para o segurado fazer o requerimento do auxílio-doença é preciso cumprir alguns requisitos.

No requisito carência, o segurado deverá cumprir período de 12 (doze) meses de contribuições. Salvo para os segurados que perderam a qualidade de segurado, pois para esses segurados é necessário cumprir apenas a metade da carência em caso de refiliação, ou seja, 6 (seis) meses.

Não podemos deixar de falar da documentação médica para levar no dia perícia administrativa. É essencial ter um laudo médico legível, que conste assinatura do profissional e carimbo de identificação, com registro de classe, conter informações da doença ou CID (Código Internacional de Doenças), e conter também o prazo estimado de repouso necessário.

Caso o benefício de auxílio-doença seja deferido e ao final, faltando até 15 (quinze) dias para a cessação e se o segurado ainda estiver incapaz para voltar ao trabalho, este segurado poderá agendar sua perícia de prorrogação para continuar recebendo o benefício.

 

Por Lorrana de Oliveira – OAB/GO 58.159

Voltar

Compartilhe

Gostou do nosso conteúdo? Receba mais!

Desenvolvido por In Company