Dusreis Advocacia

Blog

17/02/2022

A Importância da Gestão Jurídica na Advocacia

Quando pensamos no termo gestão, podemos conceitua-lo como ato de administrar, gerenciar ou gerir, negócios, pessoas e recurso.

É um termo bastante utilizado na Administração de Empresas, entretanto atualmente está-se difundido no meio jurídico.

Os advogados têm buscado compreender e aplicar cada vez mais e de forma profissional as ferramentas de gestão.  Isto decorre pois entenderam a necessidade de aperfeiçoar e implantar novas técnicas de gestão para se manter no mercado e atender seu público alvo que está cada dia mais informado e exigente.

A revolução tecnológica também afetou drasticamente o meio jurídico nos últimos anos e forjou um novo modelo de advogar. Hoje temos escritórios altamente digitais, com várias ferramentas de inteligência artificial, atendimentos virtuais e sem falar no processo eletrônico, que já é uma realidade em todos os Tribunais do Brasil.

Dessa forma surge a necessidade de termos escritórios cada vez mais preparados e munidos de técnicas de gestão para se manterem no mercado. A gestão se tornou essencial e um diferencial para se ter uma vantagem competitiva.

Mas para que a gestão seja bem implementada é necessário ter em mente que os escritórios de advocacias são empresas e como toda empresa é essencial ser bem gerida para que possam obter um crescimento organizado e alcançar os resultados esperados.

Assim a gestão jurídica é uma forma de organizar os escritórios visando melhorar o funcionamento, qualidade na prestação do serviço, engajamento pessoal e principalmente conquistar e fidelizar mais clientes.

Ela é importante para que a banca possa crescer, garantindo a produtividade e alcançar os resultados almejados.

Sem uma gestão profissional eficiente, ocasiona a falta de produtividade, desorganização, equipe desmotivada o que impactará nos lucros e resultados e na imagem que essa empresa visa passar e preservar no mercado.

Em suma a gestão jurídica proporciona maior qualidade para as empresas jurídicas. Sua aplicabilidade não se resume apenas para grandes bancas, pelo contrário é indispensável para escritórios de todos os portes, inclusive para os advogados unipessoais, pois sua aplicação desde o início da carreira possibilitará um crescimento organizado e profissional.

Assim há várias ferramentas de gestão que são aplicáveis aos escritórios de advocacia e aprimora sua performance, tais como planejamento estratégico, marketing jurídico, gestão tecnológica, gestão de tempo, gestão de processos, gestão de pessoas e financeira, relacionamento com o cliente e dentre outras.

É importante também ter uma organização estrutural do escritório, ou seja, separar as áreas do escritório objetivando melhorar a eficiência operacional, sendo que o modelo mais comum visualizado é a divisão em três departamentos: administrativo-financeiro, jurídico e controladoria.

Todas as áreas do escritório são importantes e uma depende da outra para ter uma entrega efetiva e de qualidade, entretanto a Controladoria Jurídica se tornou a bola da vez. É um dos departamentos mais implantado e investido quanto se fala em gestão para escritório de advocacias.

Isso se dá em razão da CJ ser considerada o coração do escritório e a guardiã do software jurídico, ou seja, é o setor responsável por gerir informações e documentos, tem o papel de impulsionar e dar ritmo ao desenvolvimento e a conclusão de todas as atividades dentro do escritório.

Ela também contribui para aplicação das ferramentas de gestão de forma estratégica auxiliando na tomada de decisões e visa dar qualidade, segurança e agilidade na prestação do serviço.

Portanto a gestão jurídica é um diferencial no negócio e se tornou primordial para as bancas sobressaírem no mercado.

Assim investir em tecnologia, em pessoas, primar pela qualidade no atendimento aos clientes, planejar estrategicamente o seu modelo de negócio são ferramentas indispensáveis para uma gestão jurídica profissional e eficiente na advocacia.

 

Por: Kesly Jeniffer Alves da Silva

Advogada Controller Jurídico OAB/GO 46.187

 

 

Voltar

Compartilhe

Gostou do nosso conteúdo? Receba mais!

Desenvolvido por In Company