Dusreis Advocacia

Blog

+
20 out 2021

Instrumentadora cirúrgica tem auxílio-doença restabelecido

A Turma Regional Suplementar de Santa Catarina do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu, por maioria de votos, reestabelecer o auxílio-doença de uma técnica de enfermagem de 47 anos que atuava como instrumentadora cirúrgica. A profissional da saúde, residente em Curitibanos (SC), exerceu a profissão por 3 anos, até 2017,…

leia mais
+
14 out 2021

DECISÃO: Concessão de aposentadoria pode ser convertida em pensão por morte no curso do processo em caso de óbito do segurado

Ao julgar o agravo de instrumento (que é o recurso interposto em face da decisão do juiz de primeiro grau), a 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) deu provimento ao pedido para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) proceda à conversão da aposentadoria em pensão por morte, após a habilitação dos herdeiros…

leia mais
+
6 out 2021

PENSÃO POR MORTE: Mudanças no cálculo do valor da pensão por morte com a Reforma da Previdência

A pensão por morte sempre foi um dos benefícios do INSS que provocavam dúvidas aos segurados, principalmente após a reforma da previdência, por conta das mudanças. Dúvidas como: Quem tem direito? Pode receber junto com aposentadoria? Qual é o valor? São as mais comuns. E a Reforma da Previdência deixou isso ainda mais confuso….

leia mais
+
5 out 2021

TRF3 concede benefício assistencial a portadora de asma brônquica

Para magistrada, autora da ação preenche os requisitos legais de deficiência e hipossuficiência econômica  Decisão da desembargadora federal Lucia Ursaia, da Décima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conceder o Benefício de Prestação Continuada (BPC)…

leia mais
+
30 set 2021

Como funciona a contagem de tempo rural para fins de aposentadoria?

No Brasil, o trabalhador necessita de muitos anos de trabalho e contribuição junto a Previdência Social para obter o direito à aposentadoria por idade. Outro ponto: não é difícil encontrar trabalhadores urbanos, mas que vieram do campo e já exerceram atividades rurais. O que muitos não sabem é a possibilidade de usar o tempo de…

leia mais
+
23 set 2021

Concedido acréscimo de 25% em aposentadoria a homem com limitações de locomoção

A Turma Regional Suplementar de Santa Catarina do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu, por unanimidade, pela concessão do acréscimo de 25% sobre o valor da aposentadoria por invalidez permanente a um homem de 53 anos de idade, residente de Joinville (SC), com restrição motora associada a doenças vasculares e necessidade de…

leia mais
+
22 set 2021

Gestantes afastadas do trabalho presencial receberão salário-maternidade

O desembargador Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), deu provimento a um recurso da Usimed de Tubarão Cooperativa de Usuários de Assistência em Saúde e a entidade poderá enquadrar como salário-maternidade os valores pagos às empregadas gestantes que não podem atuar remotamente devido à…

leia mais
+
16 set 2021

Mantida a concessão de aposentadoria por invalidez para mulher que sofreu AVC

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu, por unanimidade, pela manutenção de uma sentença que reestabeleceu o benefício de auxílio-doença, convertido em aposentadoria por invalidez, para uma mulher de 62 anos de idade, residente em Veranópolis (RS), que sofreu lesão neurológica irreversível decorrente de um…

leia mais
+
6 set 2021

Salário Maternidade Rural: tudo que você precisa saber!

O salário maternidade rural é concedido às mães que exercem atividades rurais ou a pessoas que tenham a guarda judicial para fins de adoção, ou ainda, estejam no processo de adoção de crianças e adolescentes. Apesar de ser um tema de grande relevância para esses trabalhadores, ainda não é muito mencionado. Por isso, preparamos este…

leia mais
+
1 set 2021

Concedido benefício para mulher com deficiência considerada em situação de risco social

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou sentença que havia determinado o reestabelecimento de benefício assistencial à pessoa com deficiência para uma mulher de 39 anos de idade, moradora de Salto do Lontra (PR). A autora da ação sofre de hipotiroidismo congênito com prejuízo cognitivo. Por unanimidade, a Turma Regional…

leia mais
Compartilhe

Gostou do nosso conteúdo? Receba mais!

Desenvolvido por In Company